A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016








Portal
São visíveis os descarnamentos dos rebocos da parede e dos merlões, assim como a flora invasiva, que foi limpa no inverno, e voltou a crescer. 





Pátio
Zona onde estava edificado o palácio em si, de que hoje apenas restam os arranques das paredes e as cantarias das portas. Sendo um pavimento de tijoleira, a deposição de areias faz crescer ervas, que danificam o que resta dos pavimentos. A exposição às condições atmosféricas vai igualmente desgastando as cantarias. 




Ponte sobre a Vala do Pomar, junto ao moinho
Pequena ponte pedonal, que se encontra seriamente danificada devido à limpeza da vala com maquinarias. Além disso, tendo em conta a danificação das argamassas, estão soltos alguns tijolos, que irão continuar a cair se a estrutura não foi consolidada.